A Abramilho participou do evento One Agro, uma iniciativa da empresa Syngenta que tem por objetivo unir produtores, exportadores e empresas de tecnologia. O evento foi realizado na terça-feira (10), no hotel Royal Palm Plaza, no município de Campinas, em São Paulo. Durante o encontro, estiveram presentes produtores de diferentes culturas, como soja, milho e algodão, mas também de café, hortaliças e minor crops.
A abertura oficial foi realizada por André Savino, CEO de Defesa Vegetal da Syngenta. Em seguida, o secretário de Agricultura do Estado de São Paulo, Guilherme Piai, destacou a relevância do agro para o país e a importância de se verticalizar e diversificar a produção brasileira. Ele também prometeu concluir a validação do CAR até o final de 2026.
O primeiro painel do evento foi dedicado ao tema da educação e inovação, com a participação de Letícia Jacintho. A entidade que ela preside, composta por 70 empresas associadas, se dedica a levar uma imagem positiva do agro para as escolas. Letícia iniciou sua fala destacando as deficiências da educação brasileira e a necessidade de aprimoramentos. Como base, reforçou o desempenho insatisfatório do Brasil nos principais exames de referência, como o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), Estudo Internacional de Progresso em Leitura (PIRLS) e TIMSS.
Dentre as iniciativas para melhorar a qualidade da educação, ela destacou:
- A necessidade de aprimoramento técnico dos professores — ao todo, o movimento capacitou 200 docentes em São Paulo;
- Parcerias com editoras que, juntas, impactam 30 milhões de alunos;
- A vivência no campo — desde 2021, 56 mil pessoas foram impactadas por essa ação.
Já o presidente global da Syngenta, Steven Hawkins, afirmou que o One Agro deve ser encarado como um movimento — e não apenas como um fórum ou reunião. Hawkins ressaltou a importância da cocriação do futuro do agro no Brasil, com a participação ativa de todos os elos da cadeia produtiva: “Se as pessoas certas estiverem juntas, encontramos as soluções certas”, disse, ao enfatizar a diversidade dos participantes — de produtores a pesquisadores, de representantes do governo a influenciadores.
Dois pilares centrais marcaram sua fala: educação e inteligência artificial. Sobre o primeiro, o executivo elogiou a palestra de Letícia Jacintho, presidente do movimento De Olho no Material Escolar, que propôs o desafio de pensar nas próximas gerações. “Educar, criar capacidade e gerar impacto” foi a síntese destacada por Hawkins.
O segundo painel foi ministrado pela diretora global de Marketing da Syngenta, Ioana Tudor. O tema foi a inteligência artificial e sua aplicação na transformação da pesquisa agropecuária, com foco em auxiliar na análise regulatória, adaptar soluções às realidades de cada país e potencializar o marketing organizacional por meio de uma linguagem mais personalizada para o consumidor.
Em relação à inteligência artificial, o presidente global da Syngenta, Steven Hawkins, afirmou que o tema ganhou destaque não apenas por estar em evidência, mas pelo potencial real de transformação que carrega. Ele elogiou o dinamismo do painel e reiterou que a Syngenta já aplica IA em diversas frentes, como pesquisa de novas moléculas, logística e planejamento estratégico. Hawkins também destacou o uso estratégico de dados como um diferencial ainda pouco explorado na agricultura, especialmente no Brasil. “Dados são a moeda do futuro”, afirmou.