Na quarta-feira (18), a cidade de Sorriso (MT) sediará a abertura oficial da colheita do milho de segunda safra 2025, conhecido como milho safrinha. A abertura será realizada na Fazenda Dois Irmãos, do Grupo ABF, com presença confirmada de autoridades, especialistas e lideranças do setor do agro.
A ação integra o Projeto Mais Milho, que chega à sua 9ª temporada, reafirmando o compromisso com a valorização do milho brasileiro e a promoção de discussões técnicas e institucionais relevantes para a cadeia produtiva. O evento terá transmissão ao vivo pelo canal do Canal Rural no YouTube, ampliando o acesso ao público em todo o país.
A expectativa para esta safra é de recorde de produção em Mato Grosso, segundo dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). A projeção é de 50,38 milhões de toneladas, um crescimento de 3% em relação à safra anterior. A área plantada também aumentou, chegando a 7,13 milhões de hectares (4,85% a mais que no ciclo 2023/2024), com produtividade média estimada em 117,74 sacas por hectare, 1,86% acima da temporada passada.
A programação contará com três painéis de debate, todos mediados por Glauber Silveira, apresentador do Canal Rural Mato Grosso. O primeiro, “Desafios regulatórios da produção”, trará à mesa o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes; o presidente da Abramilho, Paulo Bertolini; o presidente da Aprosoja-MT, Lucas Costa Beber; o deputado estadual Dilmar Dal Bosco; e o senador Marcos Rogério.
O segundo painel, “Etanol: uma solução sustentável”, terá a participação de Victor Santana Trenti (FD Fueling Sustainability) e Wellington Andrade (diretor executivo da Aprosoja-MT).
Encerrando os debates, o terceiro painel abordará os “Cenários da produção brasileira 2025/2026”, com o pesquisador Mauro Osaki (Cepea/Esalq-USP), Luma Oliveira (gerente de vendas da Dekalb) e Diogo Damiani (presidente do Sindicato Rural de Sorriso). Às 11h10, está programada a largada oficial das colheitadeiras, simbolizando o início da colheita do milho safrinha no país.