A força do campo mais uma vez mostrou sua relevância para a economia nacional. De acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Agropecuária foi o principal motor do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no primeiro trimestre de 2025, registrando aumento de 12,2% em relação ao trimestre anterior.
Esse desempenho expressivo fez do setor agropecuário o maior destaque pela ótica da produção, contribuindo diretamente para alta de 1,4% no PIB total do Brasil no período, na comparação com o quarto trimestre de 2024 (com ajuste sazonal). Em relação ao 1º trimestre de 2024, o PIB avançou 2,9%, com crescimento na Agropecuária (10,2%), na Indústria (2,4%) e nos Serviços (2,1%).
O êxito do agro se deve, sobretudo, à alta produtividade e ao desempenho de culturas relevantes com safra no 1º trimestre. Conforme o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), também divulgado pelo IBGE, destacam-se as estimativas de crescimento anual na produção de milho (11,8%), soja (13,3%), arroz (12,2%) e fumo (25,2%).
O setor externo também teve participação relevante, com crescimento de 2,9% nas Exportações de Bens e Serviços e de 5,9% nas Importações em relação ao trimestre anterior. Entre os principais produtos exportados, o milho e a soja continuam figurando entre os maiores responsáveis pela geração de divisas para o país.
A ABRAMILHO destaca que o desempenho da Agropecuária reafirma a importância estratégica do setor para o crescimento econômico sustentável do Brasil. O aumento da produção, aliado ao avanço tecnológico no campo reforça o papel do agro como pilar da economia nacional. A ABRAMILHO celebra os dados divulgados como sinal claro de que o setor rural segue firme como protagonista no avanço econômico brasileiro.