Plantio de milho no Brasil atingiu 65,1% da área estimada
Segundo a Análise do Especialista divulgada pela Grão Direto nesta segunda-feira (09), o mercado do milho apresentou movimentos importantes na última semana, com destaque para revisões nas projeções de exportação brasileira e avanços no plantio. De acordo com a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), a previsão para dezembro de 2024 foi ajustada para 3,6 milhões de toneladas, bem abaixo das 6,6 milhões exportadas no mesmo mês de 2023.
Nessa semana, o plantio de milho no Brasil atingiu 65,1% da área estimada até o início de dezembro, com destaque para o Paraná, onde as operações já foram concluídas, segundo dados da Conab.
No cenário global, o relatório de oferta e demanda projeta a produção brasileira em 127 milhões de toneladas. Na Argentina, o volume foi ajustado para 51 milhões de toneladas devido a condições climáticas adversas, enquanto os Estados Unidos devem alcançar 348,75 milhões de toneladas, com estoques finais de 34,08 milhões. A previsão mundial de produção de milho pelo USDA é de 1,217 bilhão de toneladas, com leve redução nos estoques.
De acordo com a análise, após 25 anos de negociações, o acordo entre Mercosul e União Europeia promete retirar gradualmente tarifas de importação para produtos agropecuários, incluindo o milho. A aprovação do pacto abriria novas oportunidades de exportação para o cereal brasileiro no mercado europeu, fortalecendo sua presença internacional.
Seane Lennon
Agrolink – 11/12/2024