As perdas no campo estão estimadas em 2,36 milhões de toneladas
A colheita da segunda safra de milho 2023/24 no Paraná atingiu 76% de uma área total de 2,5 milhões de hectares, conforme divulgado no Boletim de Conjuntura Agropecuária pelo Departamento de Economia Rural (Deral) nesta quinta-feira (25), referente à semana de 19 a 25 de julho. Historicamente, a média de colheita percentual das últimas 10 safras para o fechamento de julho é de 30%, tornando este avanço uma exceção.
Apesar de não ser comum um volume expressivo de colheita já no mês de julho, nesta safra a situação é considerada normal. Isso se deve ao plantio realizado no início do zoneamento agrícola, especialmente na região Oeste do Estado, que representa pouco mais de um terço da área total de milho.
O Deral revisou a área plantada para esta safra, resultando em um incremento de 90 mil hectares em comparação ao último relatório de junho. Em relação à safra anterior, houve um avanço de 5,2% na área plantada.
A produção esperada para esta safra foi revisada e, neste momento, estima-se que sejam produzidas 12,96 milhões de toneladas de milho, uma redução de 9,1% em comparação à safra anterior. As perdas no campo estão estimadas em 2,36 milhões de toneladas, representando 15,4% da produção total.
Seane Lennon
AGROLINK – 25/07/2024