Melhora nas expectativas é atribuída ao bom desenvolvimento das lavouras
O Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) divulgou uma revisão otimista em relação à temporada agrícola 2023/2024 em Mato Grosso. Segundo o levantamento, a produtividade da safra está prevista para alcançar 110,02 sacas por hectare, representando um aumento de 1,72% em comparação com os dados divulgados em maio de 2024.
Essa melhora nas expectativas é atribuída ao bom desenvolvimento das lavouras e aos rendimentos satisfatórios dos primeiros talhões colhidos no estado. No entanto, é importante ressaltar que o rendimento final ainda está sujeito a incertezas devido a possíveis incidências de pragas e doenças que podem afetar a produtividade ao longo do ciclo.
Quanto às regiões de Mato Grosso, a Médio-Norte, a Oeste e a Noroeste apresentaram as maiores expectativas de rendimento, estimadas em 113,08, 113,05 e 112,75 sacas por hectare, respectivamente.
As atenções agora se voltam para o período de colheita, que está mais adiantado em comparação com o mesmo período do ano passado. Além disso, de acordo com previsões do Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA (NOAA), o estado de Mato Grosso deve passar por um período de estiagem, o que pode contribuir para o avanço dos trabalhos no campo.
Seane Lennon
AGROLINK – 05/06/2024