Sem resultados
Ver todos os resultados
Abramilho
  • Início
  • A Abramilho
    • A Entidade
    • Diretoria
    • Estatuto
    • Parceiros
    • GAF
    • Câmaras Setoriais
  • Associe-se
  • Maizall
  • Sobre o Milho
    • Curiosidades
    • Dados Estatísticos
    • Mercado do Milho
    • Produtos do Milho
  • Imprensa
    • Assessoria de Imprensa
    • Notícias
    • Clipping
    • Eventos
  • Contato
Abramilho
  • Início
  • A Abramilho
    • A Entidade
    • Diretoria
    • Estatuto
    • Parceiros
    • GAF
    • Câmaras Setoriais
  • Associe-se
  • Maizall
  • Sobre o Milho
    • Curiosidades
    • Dados Estatísticos
    • Mercado do Milho
    • Produtos do Milho
  • Imprensa
    • Assessoria de Imprensa
    • Notícias
    • Clipping
    • Eventos
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
Abramilho
Sem resultados
Ver todos os resultados

Embrapa: Município de Jaguarão sediará Abertura Oficial da Colheita do Milho do RS

abramilho por abramilho
20 de dezembro de 2022
em Clipping
0

O ano de 2023 ganha novidades na agricultura: o mês de fevereiro inicia com o  dia 1° do mês agendado para a 10ª edição da Abertura Oficial da Colheita do Milho, tradicionalmente realizada na região Noroeste do Estado e que agora, terá a Metade Sul do RS como forte aliada na produção do cereal. A Fazenda São Francisco, em Jaguarão, será o centro da atenção para mostrar o que há de mais moderno em pesquisa agropecuária para o milho, cultura que precisa restabelecer sua produtividade no RS. A defasagem entre a produção e o consumo de milho está além dos dois milhões de toneladas, o que equivale a uma área superior a 200 mil hectares, considerando-se que a produtividade da Fazenda São Francisco vem superando  10 ton/ha.

Para mostrar as alternativas que a pesquisa agropecuária viabiliza para os produtores rurais, os visitantes poderão conhecer na área das lavouras demonstrativas as cultivares P3016 VYHR – Pionner, P1225 VYHR – Pionner, AG 9025 Pro3 – Agroceres e DKB 4325 – VTPro4. Serão colhidos oficialmente 21 hectares da cultivar de milho   P1225 VYHR, simbolizando a Abertura da Colheita.

Neste espaço serão explicadas como foram aplicadas as tecnologias de suavização do solo, permitindo maior domínio no manejo da água (drenagem e irrigação por superfície) que até

então era um dos grandes problemas nas terras baixas;  plantios usando a tecnologia sulco-camalhão (possibilita a irrigação na cultura), assim como, o uso da condução e distribuição da

água através de politubos, que proporciona melhor controle e menor consumo d’água; e ainda, a utilização da tecnologia LEPTRA para sementes ao permitir proteção contra as lagartas do milho. “O somatório dessas tecnologias, nos permitem produzir milho na região de terras baixas, com produtividade, tornando a cultura viável. Esse é o nosso grande diferencial com a cultura do milho tradicional, cultivado em regiões de maior altitude, que pode neste momento ser cultivado em rotação com arroz irrigado”, disse o responsável técnico da Fazenda São Francisco, Paulo Nolasco. A propriedade foi indicada pelo pesquisador da Embrapa José Maria Barbat Parfitt, responsável pelo desenvolvimento e condução da tecnologia sulco-camalhão. “A propriedade é parceira do Projeto SULCO e experimentando incremento de produtividade na cultura do milho, após dois anos de parceria”, diz Parfitt.

O Projeto

O Projeto SULCO, parceria público-privada, visa difundir as tecnologias de suavização do terreno e a técnica de sulco-camalhão na rotação de culturas em terras baixas. Os resultados obtidos em lavouras de soja de produtores parceiros, em diferentes regiões do Estado, permitiram um ganho aproximado de 30 sacas/ha em relação ao sistema tradicional.

Seu foco é indicar aos produtores de soja e milho em rotação com o arroz, soluções tecnológicas para enfrentamento aos estresses hídricos (solos secos ou encharcados). Mais detalhes sobre os resultados do Projeto com a cultura da soja podem ser conhecidos aqui.

O Projeto foi desenvolvido em diversas lavouras experimentais (entre 15 e 40 ha) com a cultura da soja e do milho, envolvendo a RiceTec, em Capão do Leão; a Granja 4 Irmãos em Rio Grande; a Granja Sossego, em Formigueiro; a Fazenda São Francisco, do Grupo Quero-Quero, em Jaguarão; a Agropecuária Harmonia, em Cachoeira do Sul; a Agropecuária RT em Dom Pedrito, entre outras.

Atividades do evento

Um grupo de instituições públicas e privadas e grupos organizados da sociedade se articulam desde o início do segundo semestre de 2022 para o planejamento e infraestrutura da 10ª Abertura da Colheita. Previamente, estão programados roteiros técnicos com quatro estações demonstrativas sobre o cultivo de milho irrigado no sistema sulco-camalhão em terras baixas; visitação aos estandes dos apoiadores e patrocinadores; ato solene de Abertura da Colheita com a presença de autoridades e almoço na Fazenda São Francisco.

O evento é uma promoção da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Estado, a APROMILHO/RS, a Prefeitura Municipal de Jaguarão e a Fazenda São Francisco, localizada no 2º Subdistrito, Estrada Charqueadas, em Jaguarão/RS. A iniciativa tem o apoio da Embrapa, Irga, Emater/RS-Ascar, Farsul e Sindicato Rural de Jaguarão. Os patrocinadores são Massey; Piper BR; Trimble; Pioneer; KLR e Centeno AgroInteligência.

Embrapa

Notícias Agrícolas  – 19/12/2022

 

Publicação anterior

Futuros de soja e milho em baixa nos EUA

Próxima publicação

Safra de milho do Brasil é vital para frear preços de alimentos

Próxima publicação

Safra de milho do Brasil é vital para frear preços de alimentos

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem resultados
Ver todos os resultados

Posts recentes

  • Safra paulista de grãos deve chegar a 10 milhões de toneladas
  • Mato Grosso: insumos elevam custo de produção do milho em quase 28%
  • GRÃOS/CONAB: Exportação de milho em dezembro bate recorde e ritmo de embarque continua forte em janeiro
  • Milho transgênico: EUA rejeitam propostas do México
  • Vendas de milho para o mercado externo atingiram recorde

Comentários

    • Início
    • A Abramilho
    • Associe-se
    • Maizall
    • Sobre o Milho
    • Imprensa
    • Contato

    © 2021 - Site desenvolvido pela
    Pressy Comunicação e Tecnologia

    Sem resultados
    Ver todos os resultados
    • Início
    • A Abramilho
      • A Entidade
      • Diretoria
      • Estatuto
      • Parceiros
      • GAF
      • Câmaras Setoriais
    • Associe-se
    • Maizall
    • Sobre o Milho
      • Curiosidades
      • Dados Estatísticos
      • Mercado do Milho
      • Produtos do Milho
    • Imprensa
      • Assessoria de Imprensa
      • Notícias
      • Clipping
      • Eventos
    • Contato

    © 2021 - Site desenvolvido pela
    Pressy Comunicação e Tecnologia