Se não houver mudança no comitê da apelação, herbicida fica bloqueado em Dezembro de 2022
O Grupo de Renovação de Glifosato (GRG, na sigla em inglês) continua otimista na renovação da autorização de uso do herbicida na União Europeia (UE), apesar da não aprovação da extensão temporária no Comitê PAFF. Reunindo empresas que apoiam a continuidade da liberação deste ingrediente ativo na UE, o GRG publicou um comunicado sobre a recente decisão:
SCoPAFF não obteve opinião na votação da extensão da atual aprovação do glifosato
Em 14 de outubro, o Comitê Permanente de Plantas, Animais, Alimentos e Alimentos para Animais (Comitê PAFF) não chegou a uma decisão sobre a extensão da atual aprovação do glifosato por um ano.
O GRG continuará a acompanhar os próximos passos do processo, mantendo-se confiante de que, conforme proposto pela Comissão, a atual aprovação seria prorrogada para dar tempo suficiente para a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) concluir a avaliação científica em curso, conforme previsto para no art. 17 do Regulamento (CE) n.º 1107/20091, relativo à colocação de produtos fitofarmacêuticos no mercado.
O GRG destaca que, em junho de 2021, os Estados-Membros designados (França, Hungria, Holanda e Suécia) publicaram seu projeto de Relatório de Avaliação de Renovação (dRAR) para o glifosato e consideraram que o glifosato atende aos critérios de aprovação.
O GRG confia no processo regulatório e continuará a trabalhar de forma transparente com a Comissão Europeia e os Estados-Membros enquanto avaliam minuciosamente a submissão para a reaprovação do glifosato.
Leonardo Gottems
AGROLINK – 20/10/2022