Condições climáticas afetam agricultura e mercado de milho
O grande volume de chuvas tem impedido os produtores no sul do país de realizarem aplicações nas lavouras, para controle sanitário. De acordo com a análise do Grão Direto, essa semana poderá dar sequência às mesmas dificuldades. Já na região norte do país, o modelo climático europeu apontou boas chuvas para a próxima semana.
O número de casos de peste suína africana (PSA) tem crescido e rapidamente. O mercado de carne suína chinês está com uma oferta muito grande, mas caso a peste se espalhe o controle sanitário via abate afetará a demanda por milho.
A entrada da safra chinesa no mercado e a chegada de ração vinda da Austrália e Ucrânia no mercado chinês, faz com que o milho brasileiro fique menos atrativo. Isso pode, por consequência, desacelerar nosso programa de exportação.
Com a melhora do clima na Argentina, os produtores continuarão evoluindo no plantio, além disso, o milho já plantado começa a se beneficiar das chuvas. O mercado fica atento à estimativa de produção da Argentina, que até o próximo relatório está em 54 milhões de toneladas.
Seane Lennon
AGROLINK – 07/11/2023