Plantio da segunda safra já começou pontualmente
A Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná divulgou, por meio do Departamento de Economia Rural (Deral), seu o relatório de plantio e colheita das principais safras do estado.
Com o plantio já encerrado no estado, 21% das lavouras de milho verão avançaram para a fase de desenvolvimento vegetativo, 35% chegaram à floração, 40% estão em frutificação e 4% já chegaram à maturação.
Ao mesmo tempo, a publicação destaca que os primeiros 950 hectares de milho segunda safra foram semeados na região de Francisco Beltrão, o que representa 1% do total da região, mas é insuficiente para contabilizar avanço estadual.
Olhando para as condições das lavouras, o Deral classifica 79% delas como em boas condições, 18% como médias e 3% como ruins.
As lavouras classificadas como ruins se encontram nas regionais de Francisco Beltrão (30%), Toledo (20%), Pato Branco (15%), Cascavel (10%) e Laranjeiras do Sul (5%).
Detalhando as regiões paranaenses, os técnicos do Deral destacam, que as lavouras de milho 1ª safra encontram-se com predomínio das áreas em floração e início de frutificação. “Os controles fitossanitários estão sendo realizados, como a aplicação de inseticidas no milho. As lavouras seguem em boas condições e as perspectivas são otimistas, podendo resultar em uma boa safra de grãos”.
Nas regiões Oeste e Centro-Oeste, a distribuição irregular de chuvas e as altas temperaturas têm comprometido as condições das culturas de verão, mas a previsão de precipitação para os próximos dias deve ser favorável ao desenvolvimento das mesmas.
“Os produtores seguem fazendo o manejo nas culturas. A maior parte das áreas de milho está em enchimento de grãos, quando a planta necessita de grande quantidade de água. Especialmente no Oeste e em áreas mais arenosas o potencial de produção não deve ser atingido”.
As lavouras de milho apresentam bom desenvolvimento e pouca incidência de doenças e pragas até o momento na região Sul.
Guilherme Dorigatti
Notícias Agrícolas – 03/01/2023