O presidente da Abramilho, Paulo Bertolini, participou na quarta-feira (10/9) de uma capacitação promovida pela Bayer, com foco nas relações comerciais entre Brasil e China. A formação foi coordenada por Larissa Wachholz, Senior Fellow do CEBRI (Centro Brasileiro de Relações Internacionais), coordenadora do Programa Ásia e do Grupo de Análise da China. Ela é executiva de negócios, especialista em relações institucionais, com mais de 15 anos de experiência nos setores de infraestrutura, energia e agronegócio. Atualmente, é sócia da Vallya Participações.
O objetivo do treinamento foi aprofundar a compreensão sobre a China contemporânea, seus arranjos sociopolíticos e econômicos, além de discutir os principais temas sociais que influenciam diretamente as exportações do agronegócio brasileiro para o país asiático. Atualmente a China é o principal destino das exportações agrícolas do Brasil, e o país representa cerca de 25% de todas as importações agrícolas chinesas.
Compreender essa dinâmica é essencial para manter e fortalecer os laços comerciais entre os dois países. Entre os temas abordados no treinamento, destacam-se: o aumento da renda da classe média chinesa e seu impacto no consumo de proteína animal; o cenário atual do comércio internacional, com forte protagonismo da China; as mudanças demográficas, incluindo a recente redução populacional chinesa.
Outro assunto tratado foi a respeito das metas de descarbonização e a transição energética, que abrem oportunidades para produtos como etanol de milho e óleo de soja no abastecimento de combustíveis sustentáveis para aviação e transporte marítimo.


