Começou, nesta segunda-feira (4/8) , a missão da delegação chinesa da Administração-Geral das Alfândegas da China (GACC), com o objetivo de concluir o protocolo de exportação de sorgo do Brasil para a China. Este é um marco significativo para a consolidação do comércio do cereal entre os dois países.
A reunião inaugural foi realizada no Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), em Brasília, e contou com a presença dos inspetores chineses Ruan Qlin, Chefe da Divisão de Recebimento de Alimentos da GACC, e Xiu Jie, Gestor de Logística de Grãos no Interior.
Representando o Brasil, participaram o Diretor Técnico da Abramilho, Daniel Rosa; o Diretor do Dipov/MAPA, Hugo Caruso; a Inspetora Vegetal, Helena Rugeri; Pedro Carneiro Abreu, do DSV/MAPA; e Wallas Ferreira, da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec). Na ocasião, foram apresentadas as principais informações sobre a produção nacional de sorgo, os procedimentos e etapas relacionados à exportação e o papel do Ministério da Agricultura e Pecuária no controle e monitoramento das cargas.
Dando prosseguimento à agenda, a delegação seguirá para Uberlândia (MG), onde acompanhará de perto o processo produtivo do sorgo no Brasil. Ao longo da semana, estão previstas visitas técnicas a unidades de beneficiamento do sorgo, reforçando o compromisso bilateral com a segurança e a qualidade nas exportações.


