A secretária executiva da Abramilho, Maria Eustáquia Liotto, recebeu simbolicamente, nesta quarta-feira (10), na Câmara dos Deputados, durante reunião da Comissão de Agricultura, o Prêmio Agropecuário Deputado Homero Pereira, concedido in memoriam ao ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli, que também foi presidente executivo da Abramilho.
A viúva do ex-ministro, Marisa de Sena Gonzaga, não pôde comparecer à homenagem e pediu que Maria Liotto a representasse. A indicação do prêmio foi feita pela deputada Ana Paula Junqueira (PP-MG), e é uma das mais altas honrarias concedidas pelo Parlamento brasileiro.
Em 2021, Paolinelli foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz por sua decisiva contribuição ao desenvolvimento da agricultura tropical, à segurança alimentar e à sustentabilidade promovida pelas tecnologias que possibilitaram a produção de grãos em larga escala no Cerrado brasileiro.
Em 2006, foi laureado com o World Food Prize, em reconhecimento ao incentivo e à transformação que promoveu na agricultura tropical brasileira, impulsionando a oferta global de alimentos. Paolinelli sempre buscou priorizar a ciência e a inovação, e estruturou a Embrapa. Ele consolidou sua visão de um agro brasileiro moderno, eficiente e sustentável. Seu legado continua vivo, inspirando novas gerações.
A Abramilho agradece à deputada Ana Paula Junqueira pela iniciativa e pelo reconhecimento ao enorme legado do ex-ministro e ex-presidente executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Milho e Sorgo.

