A Associação Brasileira dos Produtores de Milho e Sorgo (Abramilho) marcará presença no seminário internacional “Grain Talks Brasil – Japão”, que acontecerá nesta quinta-feira, 14 de agosto, no Pavilhão do Brasil na EXPO OSAKA 2025, realizado em Osaka, Japão. O presidente da Abramilho, Paulo Bertolini, representará a entidade no encontro, que tem por objetivo trazer um panorama atualizado sobre a cadeia de produção de grãos no Brasil e a crescente demanda japonesa por produtos como milho e soja. Bertolini será palestrante no painel “As cadeias produtivas de grãos no Brasil – Eficiência e sustentabilidade”.
O evento que também terá transmissão online pala plataforma Microsoft Teams é uma iniciativa conjunta do Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil (MAPA) e do Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão (MAFF). O seminário reforça a sólida parceria comercial entre os dois países no setor de grãos.
Atualmente, o Brasil ocupa posição de destaque como fornecedor de soja e milho para o mercado japonês, consolidando-se como um parceiro confiável, regular e reconhecido pela qualidade dos produtos exportados. Segundo o MAPA, apenas em 2023, as exportações de produtos agropecuários do Brasil para o Japão totalizaram US$ 4,1 bilhões. A pauta de exportações é fortemente concentrada em cinco produtos, que juntos responderam por cerca de 70% do total enviado ao Japão: milho (35%), carne de frango in natura (23%), café verde (10%), soja em grãos (8,3%) e farelo de soja (6%).
Além da Abramilho, o evento contará com a participação de outras importantes associações do setor, como Aprosoja, Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), União Nacional do Etanol de Milho (UNEM), e representantes de grandes multinacionais japonesas com atuação estratégica no escoamento da produção agrícola brasileira, como Mitsubishi, Toyota e Marubeni.


