Sem resultados
Ver todos os resultados
Abramilho
  • Início
  • A Abramilho
    • A Entidade
    • Diretoria
    • Estatuto
    • Câmaras Setoriais e Temáticas
  • Associe-se
  • Maizall
  • Milho e Sorgo
    • Curiosidades do Milho
    • Curiosidades do Sorgo
    • Dados Estatísticos
    • Receitas do Milho
  • Eventos
    • Congresso Abramilho
    • Mais Milho
    • Global Agribusiness Forum (GAF)
  • Imprensa
    • Assessoria de Imprensa
    • Notícias
    • Clipping
  • Contato
Abramilho
  • Início
  • A Abramilho
    • A Entidade
    • Diretoria
    • Estatuto
    • Câmaras Setoriais e Temáticas
  • Associe-se
  • Maizall
  • Milho e Sorgo
    • Curiosidades do Milho
    • Curiosidades do Sorgo
    • Dados Estatísticos
    • Receitas do Milho
  • Eventos
    • Congresso Abramilho
    • Mais Milho
    • Global Agribusiness Forum (GAF)
  • Imprensa
    • Assessoria de Imprensa
    • Notícias
    • Clipping
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
Abramilho
Sem resultados
Ver todos os resultados

Caminhoneiros estão otimistas com acordo

abramilho por abramilho
1 de agosto de 2019
em Notícias
0

Reuniões foram marcadas pela apresentação das propostas

Após o primeiro dia de reuniões para tentar chegar a um acordo em torno da tabela de piso mínimo de frete, caminhoneiros, transportadoras e embarcadores demonstraram otimismo na construção de um consenso até o final da semana. As reuniões foram marcadas pela apresentação das propostas para a correção de valores pagos pelo transporte de carga por parte dos caminhoneiros.

Segundo os caminhoneiros, a resolução da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), suspensa no dia 22 de maio, só trazia a previsão do custo mínimo para o frete, deixando de fora a remuneração do caminhoneiro autônomo pela carga transportada. A resolução suspensa determinava que o cálculo do piso mínimo passaria a considerar 11 categorias na metodologia.

Na quarta-feira (24), o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, disse que a proposta que está na mesa envolve a realização de acordos coletivos entre a categoria e transportadoras e embarcadores para resolver uma das principais reivindicações dos caminhoneiros, um ajuste no piso mínimo de frete de transporte rodoviário de cargas para prever a possibilidade de lucro para os caminhoneiros autônomos.

De acordo com o ministro, os acordos devem ser fechados com cada um dos segmentos, inclusive para resolver demandas pontuais. A proposta de consenso também prevê a revisão dos custos mínimos da tabela a cada seis meses e que os acordos tenham periodicidade de um ano.

“A gente trabalhou esses dias todos em como seria a nossa projeção das 11 categorias, duas não vieram porque acham que o mercado ainda está colocando [o valor de frete correto], mas os demais apresentaram seus números”, disse após a reunião o presidente do Sindicato dos Transportadores Autônomos de Carga (Sinditac) de Ijuí (RS), Carlos Alberto Litti Dahmer. “A gente apresentou os número e estamos aguardando que venha o retorno do outro lado o mais breve possível para que a gente possa finalizar esse processo de negociação”, acrescentou.

Questionado se as negociações poderiam durar mais do que o esperado, Dahmer disse que a categoria está preparada, que a “bola” agora está com os outros segmentos e que a finalização das negociações vai depender do tempo de resposta de embarcadores e transportadoras. “É difícil de ver o interesse do outro lado. De nossa parte, estamos preparados para tudo, tanto para que [o processo] seja rápido, quanto para demorar um pouco mais”, afirmou.

A avaliação otimista das negociações também foi compartilhada pelo vice-presidente do Sindicato das Empresas Transportadoras de Combustíveis e Derivados de Petróleo do Rio de Janeiro (Sindiforça) Ailton Gomes. “Hoje os grupos se reuniram e cada um apresentou a sua proposta, tanto da parte de carga liquida, quanto dos autônomos e acredito que amanhã deve sair um fechamento. Se não sair, no mais tardar, sexta-feira devemos ter uma notícia boa”, disse.

Segundo Ailton Gomes, o segmento de transporte de granel liquido foi o que mais avançou. “Todas as categorias de hoje apresentaram os números e as tabelas de percentuais para ver se a gente chega a um denominador comum entre os embarcadores, transportadores e autônomos. A parte de carga liquida já está praticamente feito, falta alguns detalhes só com os embarcadores”, afirmou. “Agora eles vão olhar os números que foram apresentados e amanhã a gente vai fazer o fechamento, pode ter um desacordo daqui ou de lá, mas deve sair tudo bem”, acrescentou.

AGROLINK -31/07/2019

Publicação anterior

Exportador de milho dos EUA relata vendas de 104,5 mil t a locais não revelados

Próxima publicação

Impasse com Irã pode fazer Paraná perder cliente bilionário

Próxima publicação

Impasse com Irã pode fazer Paraná perder cliente bilionário

Sem resultados
Ver todos os resultados

Posts recentes

  • Maizall destaca desafios e oportunidades do milho em encontro na Colômbia
  • Maizall debate prioridades para 2026 em missão interna na Colômbia
  • Abramilho reforça compromisso com a sustentabilidade na COP30
  • Abramilho participará da COP30
  • Abramilho e Aprosoja realizam coletiva de imprensa para apresentar projeções da safra 2025/2026

Comentários

  • Cláudio da Cunha em Nota de pesar
  • Ademir João da Silva em Nota de pesar
  • Sulamita Cardoso em Nota de pesar
  • Inês Gonzaga Reis em Nota de pesar
  • Evaldo Belisário em Nota de pesar
  • Início
  • A Abramilho
  • Associe-se
  • Maizall
  • Milho e Sorgo
  • Eventos
  • Imprensa
  • Contato

Desenvolvido por Pressy © 2023
Pressy Comunicação e Tecnologia

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Início
  • A Abramilho
    • A Entidade
    • Diretoria
    • Estatuto
    • Câmaras Setoriais e Temáticas
  • Associe-se
  • Maizall
  • Milho e Sorgo
    • Curiosidades do Milho
    • Curiosidades do Sorgo
    • Dados Estatísticos
    • Receitas do Milho
  • Eventos
    • Congresso Abramilho
    • Mais Milho
    • Global Agribusiness Forum (GAF)
  • Imprensa
    • Assessoria de Imprensa
    • Notícias
    • Clipping
  • Contato

Desenvolvido por Pressy © 2023
Pressy Comunicação e Tecnologia