USDA indica plantio do milho dentro do esperado e soja levemente maior do que as expectativas

USDA indica plantio do milho dentro do esperado e soja levemente maior do que as expectativas

Milho já está 83% plantado, enquanto soja atinge 60% da área

O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) trouxe seu novo boletim semanal de acompanhamento de safras nesta segunda-feira (10) trazendo o progresso dos trabalhos de campo no país até o último domingo, dia 9.

MILHO

O plantio do milho alcançou 83% da área estimada, contra 67% da semana anterior. No ano passado, neste mesmo período, eram 99% e a média das últimas cinco safras para este período é de 99%. As expectativas do mercado para a semeadura do cereal variavam entre 80% e 85% para esta semana.

O boletim informou ainda que 46% das lavouras já emergiram, enquanto a média plurianual é de 93% e em 2018, nesse mesmo período, o total era de 93%.

Pela primeira vez nesta safra, o USDA informa sobre as condições das lavouras de milho em seu reporte semanal. De acordo com o departamento, são 59% de lavouras em boas ou excelentes condições, contra expectativas do mercado de algo entre 62% e 63%. Há ainda 32% dos campos em situação regular e 9% em condições ruins ou muito ruins.

Alguns especialistas apostavam em um intervalo menos otimista, de 35% a 68%, com média de 54%, como Karen Braun. Já Bryce Knorr, analista sênior do portal Farm Futures, acreditava que seriam apenas 35% dos campos de milho em condições boas ou excelentes.

SOJA

No caso da soja, o plantio na semana evoluiu de 39% para 60%, enquanto o mercado esperava algo entre 55% e 57%. Knorr tinha expectativa de apenas 49%.

Sobre a germinação, o USDA informa que são 34% das lavouras, contra 81% da safra anterior neste mesmo período, e 73% da média dos últimos cinco anos.

Notícias Agrícolas – 10/06/2019