Pesquisa mostrará influenciadores do mercado de agroquímicos

Fase piloto já mostra alguns resultados interessantes

Um levantamento que está sendo realizado pela Spark Inteligência Estratégica irá revelar quais serão os principais influenciadores do mercado de agroquímicos e também de sementes, sendo essa a primeira pesquisa produzida depois da fusão das grandes companhias. De acordo com a empresa, o projeto conta com a participação de 7,2 mil produtores com diferentes perfis fundiários, abrangendo as culturas de algodão, café, milho e soja.

Segundo o sócio diretor da Spark, engenheiro agrônomo André Dias, a fase piloto da pesquisa já conta 800 entrevistas com produtores de soja e mostrou que haverá mudanças de rumo nas estratégias de negócios das empresas fabricantes de agroquímicos e sementes, e também do canal de distribuição. Ele ainda afirma que esse diagnóstico deve ser muito parecido com o resultado final da pesquisa.

“Resultados preliminares apontam que de parte das empresas deverá haver mais investimentos na construção de marcas fortes, pois, com a efetivação das consolidações os portfólios de produtos apresentam agora menos desequilíbrio de oferta entre as principais empresas do setor. Isso vale para quase todas as categorias de produtos. A similaridade de portfólios certamente ensejará ousadia e investimentos representativos dessas empresas, ainda, na redefinição de estratégias de acesso a mercado”, comenta.

Nesse contexto, o levantamento deve revelar quais são os profissionais do agronegócio com mais peso sobre decisões de compras do produtor por agroquímicos e sementes, além dos principais serviços prestados ao agricultor. “Com essa informação, segmentada por região, será possível identificar iniciativas de marketing mais assertivas a cada tipo de região e perfil de agricultor”, indica.

Ainda no contexto da fase piloto, os números iniciais reforçam que essas empresas de abrangência regional seguem exercendo forte influência nas decisões de compras de agroquímicos e sementes. Além disso, nas quatro regiões cobertas pelo estudo, a adesão às consultorias de planejamento apresenta índices significativos, oscilando de 23% a 45% do total da amostra.

“Já entre os produtores que afirmaram à Spark contratar às empresas de planejamento na safra, 91% deles declararam que elas os auxiliam nas decisões de compra de agroquímicos, enquanto 84% disseram o mesmo em relação a sementes. Outros dados de suporte embutem evidências quanto à solidez da relação entre produtores e consultores: 67% dos produtores revelaram manter contratos duradouros com escritórios de planejamento (últimos cinco ou dez anos), ao passo que 65% atribuíram as notas 9 e 10 à qualidade do trabalho prestado pelos consultores técnicos”, finaliza a nota da assessoria de imprensa da Spark.

AGROLINK – 11/04/2019