Mato Grosso já colheu 31,56% da segunda safra de milho; preços caíram 17% no mês

O Imea (Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária) divulgou relatório apontando que a colheita da segunda safra de milho já foi finalizada em 31,56% das lavouras do Mato Grosso até a última sexta-feira (26). Tal crescimento representa avanço de 15,21 pontos percentuais em relação à semana passada.

O avanço nos trabalhos refletiu também nas movimentações das cotações do cereal no mercado estadual. “É comum em Mato Grosso o recuo nos preços no período da colheita, devido a maior oferta de grãos para o comércio. Neste ano não foi diferente”, diz o boletim.

Nos últimos 30 dias os preços da saca de milho já caíram 17,58% no estado seguindo esta sazonalidade. “Deste modo, os agricultores do estado estão optando por segurar o restante da comercialização do milho (restando apenas 14,89% para MT), aguardando o término da colheita para se ter ideia de como será a produção na lavoura e a fim de esperar preços melhores, como os praticados no início deste ano no mercado do cereal”, relata o Imea.

A publicação destaca ainda que, “de qualquer maneira os agricultores encontram um cenário mais favorável do que o visto no ano passado, quando a saca do milho era negociada com valor 23,98% menor que o comercializado agora”.

Notícias Agrícolas – 30/06/2020